top of page

NOTÍCIAS

Governo fará esforços para mineração em reservas indígenas, diz secretário

Constituição afirma que medida só pode ser realizada com aprovação do Congresso, e não por qualquer tipo de decreto presidencial.

O governo brasileiro quer aprovar regras que permitam a mineração em reservas indígenas, que ocupam 13 por cento do território do país, e espera que o Congresso reconsidere uma proposta de décadas para fazê-lo, disse à Reuters o secretário de Mineração do Ministério de Minas e Energia.

Pistoleiros invadem terras e acreano é morto a tiros em conflito agrário no Amazonas

Nemes de Oliveira foi assassinado no último sábado, durante invasão de pistoleiros em terras na região de Lábrea, cidade do Amazonas.O acreano Nemes Machado de Oliveira, de 50 anos, foi morto com tiros nas costas e cabeça durante uma invasão de pistoleiros no Seringal São Domingos, no sul de Lábrea, cidade do Amazonas. Como a área é de difícil acesso, os próprios familiares fizeram o resgate do corpo, que foi velado e enterrado em Acrelândia, interior do Acre.

terras-indigenas-brasil-populacao.png

Guardiões da Amazônia" interceptam madeireiros ilegais para proteger tribo isolada

 

Na Amazônia maranhense, membros de um povo indígena patrulhando sua floresta para proteger seus parentes isolados de madeireiros ilegais interceptaram uma gangue madeireira bem conhecida, queimaram seu caminhão e os expulsaram da floresta.


 

indios_site.jpg

Morte de cacique revolta ativistas e lideranças indígenas

Morte de cacique revolta ativistas e lideranças indígenas
Corpo de Jorge Guajajara foi encontrado em rio; polícia trata como afogamento acidental

SÉRGIO MATSUURA

A luta pela defesa dos territórios indígenas perdeu mais um combatente. O corpo de Jorginho Guajajara, de 55 anos, cacique da Aldeia Cocalino, foi encontrado no último sábado sob uma ponte no Rio Zutiwa, na entrada da cidade de Arame, no interior do Maranhão. Grupos ativistas suspeitam se tratar de um crime motivado pelos conflitos com madeireiros e caçadores, mas a investigação inicial indica morte acidental por afogamento.

- O cacique foi encontrado no rio, embaixo de uma ponte perto da aldeia. O corpo seria levado para o IML mais próximo, que fica a 600 quilômetros. Nós estávamos providenciando a remoção, mas a família pegou o corpo e levou para o hospital. Um dos médicos foi indicado perito e constatou o afogamento - afirmou o Superintendente de Polícia Civil do Interior do Maranhão, Armando Pacheco, acrescentando que o caso continua sob investigação e deve ser concluído num prazo de 30 dias. - A principal linha é que houve um acidente, mas nada está descartado.

 



'

'Eu achava que a terra já era nossa'


Nascida na Terra Indígena Arariboia, no Maranhão, porta-voz das comunidades indígenas brasileiras vai à Conferência do Clima, na Alemanha, pedir o boicote a produtos produzidos em áreas onde há conflitos indígenas no Brasil

"Muita gente paga, muitas vezes com a própria vida, para manter em pé as florestas"



 

bottom of page